Cores que Renovam

Por:  | Imagens: Divulgação | Publicado originalmente em 9 de janeiro de 2014 na Revista Olá 

  • Ambiente de jantar decorado com tintas que buscam destacar a identidade brasileira, a exemplo das cores Curaçau Blue (Esquerda) e Pau-Brasil (direita)

Ao visitar a paleta de cores na loja de material de construção, o assistente administrativo Julival Santos nem imaginava a mensagem que cada um daqueles tons poderia imprimir ao escolher o amarelo para pintar a sala. Escolhidas para dar vida às paredes, as cores revelam personalidade, emitem sensações para o corpo, despertam sentimentos, refrescam e enviam respostas que ultrapassam as estruturas de concreto e chegam até os neurônios.

Renata Batista, arquiteta e sócia da Ô de Casa Arquitetura e Urbanismo, explica que as cores são elementos que vão muito além da decoração. “Existem alguns estudos que comprovam que as cores captadas pelos olhos estimulam a liberação de neurotransmissores, que podem influenciar no comportamento, percepção e humor das pessoas”.

Ela sugere para os clientes cores claras, como tons de branco e pasteis, para ambientes internos, mas com uma ressalva: “Sempre é bom tomar cuidado, pois estes tons tornam-se frios e monótonos. Para suavizar este efeito e criar um diferencial no ambiente, indicamos a utilização de cores e texturas mais vibrantes, ou a adoção de materiais naturais como madeiras, cerâmicas e outros, em uma das paredes”.

Morar em um ambiente essencialmente praiano e quente como Lauro de Freitas requer uma atenção maior na hora de renovar as paredes, como observa o também sócio da Ô de Casa Sérgio Ferreira. O arquiteto explica que existem diversos estudos relacionados ao conforto térmico das edificações, que comprovam que as cores diferem na quantidade de radiação solar refletida ou absorvida.

“Portanto, um melhor desempenho térmico, principalmente nos ambientes internos, depende de um estudo detalhado da edificação em relação às condições de clima existentes e da correta aplicação dos fatores de inércia térmica de paredes e teto, da orientação das paredes e janelas, da área de ventilação, da cor externa das paredes e do telhado”, acrescenta Ferreira.

Moradora do Alphaville Litoral Norte, Fernanda Manhente está atenta no que se refere às cores que leva para casa. “Quando fui escolher a cor para as paredes do quarto dos meus filhos, fui buscar uma referência no Feng Shui, pois me identifico muito com essa técnica milenar. Acabei escolhendo um tom de azul, pois, além de ser uma cor que os meninos se identificam, estimula tranquilidade, sabedoria, harmonia e paz. Sendo assim, achei que seria o ideal para colocar no quarto deles”, comenta.

“Existem alguns estudos que comprovam que as cores captadas pelos olhos estimulam a liberação de neurotransmissores, que podem influenciar no comportamento, percepção e humor das pessoas”.  Renata Batista

Tendências

Para quem anda pensando em pintar a casa, esta pode ser uma ótima oportunidade de renovar o astral para o ano novo. Grandes marcas como Coral e Suvinil apostam em cores para 2014 que conferem ousadia, liberdade, harmonia e tranquilidade.

De acordo com o estudo internacional de tendências da Coral, o Colour Futures, a cor do próximo ano é Lagoa Particular, um tom azul esverdeado que une a harmonia natural do verde com a tranquilidade do azul. O tema conta com uma paleta de cores com cinco tendências: Revolução Silenciosa, Prova Substancial, Étnico Urbano, Jardim Secreto e Faça Agora.

Já o azul Curaçau Blue é a cor escolhida pela Suvinil. A tonalidade iluminada emite sentimentos como a compreensão e o pertencimento, combinados com a simplicidade, a ousadia e a personalidade nos temas Pulsante, Elementar e Plural reunidos em 33 tonalidades disponíveis nas prateleiras das lojas.

“A Suvinil está atenta às tendências, ao comportamento de seus consumidores e à evolução do mercado. O estudo de cores 2014 reflete o entendimento da marca a respeito da personalidade e do estilo dos nossos clientes”, afirma Andreas Gietl, vice-presidente de Tintas Imobiliárias e Repintura Automotiva da BASF para a América do Sul.

Temas Coral

Revolução Silenciosa

São tons que oferecem um efeito repousante e silencioso, demonstrando o aproveitamento habilidoso de texturas e materiais naturais próprios desta tendência. De acordo com o tema, nada tem mais significado de modernidade e espaço do que os brancos.

Prova Substancial

A paleta desta tendência é construída por neutros masculinos com uma aparência arquitetônica. Esses tons sofisticados de gesso, tijolo e massa de vidraceiro fornecerão a proporção maior do esquema de cores e depois serão enriquecidos com tonalidades encorpadas e profundas de esmeralda escura e sangue-de-boi.

Étnico Urbano

As cores são inspiradas nos tons familiares dos padrões de ponto-cruz, nos brilhantes ornamentos das bonecas russas, na decoração leve e alegre da Escandinávia e nos tecidos suntuosos da Índia, da América do Sul e da China. Essa é uma tendência que capta o que foi positivo no decorrer dos tempos antigos e amarra tudo de uma maneira contemporânea.

Temas Suvinil

Pulsante

A proposta de mudança e liberdade do tema inspira experimentações e ousadia. A iluminação artificial entra como elemento fundamental para possibilitar diferentes momentos em um mesmo ambiente. Os jogos de claro e escuro e de luz e sombra estimulam o olhar e revelam o impacto que as cores exercem em objetos, móveis, paredes e tetos.

Elementar

Simplicidade e naturalidade permeiam os espaços propostos pelo tema que representa um movimento de resgate da simplicidade no dia a dia. É composto por tons de amarelos, laranjas, vermelhos, marrons e neutros, que remetem à natureza, e tonalidades claras e fechadas de violetas, azuis e verdes, que representam o acolhimento.

Plural

Este tema revela o fortalecimento da identidade pessoal e do local onde o indivíduo habita. Em meio a uma rotina intensa, pessoas aguçam os sentidos e percebem outras que estão por perto. O tema é composto por uma paleta que traz cores como Quartzo Azul, Ouro Amarelo, Pistache e Curaçau Blue

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s